Close this search box.

Paulo Freire definiu a escola cidadã como “aquela que se assume como centro de direitos e deveres, caracterizando-se por realizar uma formação para a cidadania e por viabilizar a cidadania de quem está nela e de quem vem a ela. É uma escola que, brigando por ser ela mesma, luta para que os educandos e educadores também sejam eles mesmos e, como ninguém, pode ser só, a escola cidadã é uma escola de comunidade, marcada pelo companheirismo”.

A Escola São Paulo tem como proposta, desde sua fundação, nas palavras das Irmãs do Santo Sepulcro, ser uma escola de ensino forte.

Mas o que é Ensino Forte?

Ensino forte, no contexto da Escola São Paulo, significa responsabilização, ou seja, todos somos sujeitos responsáveis pela prática pedagógica. Semanticamente, responsabilização é tomar para si e assumir a responsabilidade de forma solidária, é correr riscos juntos, sustentar os desafios e colher os frutos coletivamente.

Para viabilizar o processo ensino-aprendizagem neste contexto, a Escola São Paulo criou estratégias próprias que ajudam na concretização desse objetivo. São elas:

◉ Criação da Comissão de Pais que representa todos os pais da Instituição. Tem poder deliberativo e seus membros são eleitos a cada três anos em Assembleia;

◉ Ser uma Associação sem fins lucrativos. Portanto, a qualidade do ensino é prioridade;

◉ Valorização da participação dos pais nas atividades escolares e no acompanhamento do processo ensino-aprendizagem; Valorização do trabalho do professor e dos funcionários; Reconhecimento do trabalho de todos os envolvidos no processo educacional Valorização do trabalho voluntário e coletivo como eixo norteador das ações

◉ Realização anual de assembleia (ou extraordinariamente, quando necessário) para decisão e aprovação de assuntos de interesse da Instituição.

Esta postura transparente e bem definida da Associação de Educação e Cultura São Paulo possibilita e viabiliza o desenvolvimento da Proposta Político-Pedagógica (PPP), o que torna a Instituição reconhecida pela excelência da educação que oferece aos alunos