Educação Infantil

Aprender a aprender - Faz toda a diferença

A Educação Infantil na Escola São Paulo dá as boas-vindas às crianças e estabelece o início da sua relação com o mundo. É a porta de entrada da criança no universo escolar.

Fase de construção das suas identidades, da investigação, das manifestações do afeto, da expressão criativa e da solidariedade.
Nos diferentes ambientes onde elas atuarão acontecerá o estímulo às novas descobertas e a na relação com outras pessoas (pares e adultos) serão construídos momentos de acolhida, integração e grandes amizades.
O Infantil marca o começo de uma aprendizagem significativa que ecoará por todos os anos de suas vidas.

UM BOM ALICERCE É PRA VIDA TODA!

O curso

O Infantil da Escola São Paulo tem como objetivo geral o desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivo, social, afetivo e físico, enfatizando igualmente todos esses aspectos, visto que o que se pretende é o desenvolvimento global e harmonioso da criança.
Subjacente a esse objetivo está a nossa convicção de que se pode interferir nesse desenvolvimento de maneira a favorecê-lo.

Aqui o Infantil está estruturado em cinco séries: Minimaternal, Maternal I e Maternal II (pré-escola – Fase 1) e Infantil I e Infantil II (pré-escola – Fase 2) e tem papel fundamental na formação das criança humanista integral e inclusiva.

Esta educação integral revela-se através do cotidiano das práticas educativas e tem como base os seguintes direitos de aprendizagem e desenvolvimento:

Conviver

Conviver com outras crianças e adultos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro e respeitando as diferenças entre as pessoas.

Brincar

Brincar, cotidianamente, de diversas formas, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, ampliando seus conhecimentos e suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

Participar

Participar, ativamente, das atividades propostas, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos.

Explorar

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar

Expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões e questionamentos por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se

Conhecer-se, construindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seus contextos familiar e comunitário.

Horário

Oferecemos ensino regular apenas no turno da manhã.
O horário de aula é das 7h30 às 12h

Temos flexibilidade no horário de entrada e saída e contamos com uma equipe à postos, à partir das 6h45 e até12h30.
EM TEMPOS NORMAIS
Mini, Maternal I e Maternal II
Infantil I e Infantil II

Protocolos Covid

Seguindo os Protocolos de Biossegurança, elaborados para o retorno seguro das atividades presenciais, os horários de entrada e saída foram alterados com o objetivo de evitar aglomeração e manter as ações para o bem coletivo. Confira na tabela abaixo os novos horários:
Mini, Maternal I e Maternal II
Mini, Maternal I e Maternal II

Sistema de ensino

Do mimimaternal ao Maternal II , na  fase 1 da Pré – escola trabalhamos  exclusivamente com projetos e temas geradores onde o elemento central é a criança

Essa metodologia de projetos possibilita a expansão do olhar da criança para os vários eventos e fenômenos. Abre a possibilidade de um trabalho multi e interdisciplinar. Toda essa teia de conhecimento produzida pelas histórias, explorações, experimentos, observações, conduzem a descobertas e construção de novos saberes e a ampliação da criatividade.

As vivências e exploração in loco expandem o conhecimento de mundo e estendem os olhares para além do que já conhecem.

A partir do Infantil I, na Fase 2 da pré-escola aliamos essa metodologia de projetos com o sistema didático Etapa.

A mediação de conflitos e o trabalho intencional com os valores possibilitam o desenvolvimento de uma visão empática, posturas e ações efetivas e significativas diante dos contextos de interação, e convergem para a formação plena do ser, atendendo nossa filosofia humanista.

Atividades quem compõe o currículo

• Educação Física
• Arte
• Música
• Inglês
• Educação tecnológica – Lego
• Educação sócio-emocional- aulas de convivência
• Biblioteca
• Dia do brinquedo
• Culinária
• Roda de cantigas e Roda especial de aniversariantes
• Roda de frutas
• Horta

Turmas e idades da Educação Infantil

Minimaternal

1 ano completo ou a completar até 31 de março do ano em curso

Maternal I

2 anos completos ou a completar até 31 de março do ano em curso

Maternal II

3 anos completos ou a completar até 31 de março do ano em curso

Infantil I

4 anos completos os a completar até 31 de março do ano em curso

Infantil II

5 anos completos ou a completar até 31 março do ano em curso

Conheça mais sobre
nossos ensinos e estrutura