Close this search box.

escolaSP-Biblioteca-2
Foto do acervo da escola. Setembro de 2017 – antes da pandemia

"Biblioteca livros & Cia"

Leitura o ano todo!

Conheça parte do Projeto Leitura Compreensiva e Crítica

As visitas são semanais e os alunos são acompanhados pela professora.
As atividades são desenvolvidas pela bibliotecária Bete que participa, com a equipe pedagógica, da escolha e do planejamento da leitura dos paradidáticos e de leituras complementares ao tema do livro adotado. Essas atividades visam à intertextualidade e ampliação do repertório literário do aluno.

Além do projeto Leitura Compreensiva e Crítica, a bibliotecária desenvolve outras atividades sempre interdisciplinares e auxilia e ensina os alunos a fazerem pesquisa.

Para ajudar no desenvolvimento da autonomia, os alunos são estimulados a fazer retiradas semanais de livros e a se responsabilizarem pela devolução dos mesmos. Por isso, o aluno que não devolver o livro, não poderá fazer nova retirada.

Cronograma das Atividades

Atividades Especiais continuam mesmo em tempos de pandemia!

• Hora do Conto
• Dia da Poesia
• Dia do Circo
• Dia do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato
• Feira do Livro
• Projeto – “ O que acabei de ler.”

Hora do Conto – Para realizar essa atividade são necessários 15 minutos toda semana com as turmas de maternal até o 5º ano.

Empréstimo de livros – Esta atividade é realizada uma vez por semana juntamente com a hora do conto.

Dia da Poesia – atividade desenvolvida com o objetivo de trazer informações sobre a estrutura do texto poético poesia: sua forma, sonoridade, movimento, rima e de inserir o hábito da leitura de

Dia do Livro Infantil – atividade explorando o tema do ano, os livros mais importantes, lançamentos interessantes e também conhecendo biografias.

Literatura brasileira para os alunos – a atividade consiste em ler pequenos contos, poesias e crônicas para os alunos, de forma prazerosa, depois falar pesquisar sobre o autor e sua importância para a formação da literatura brasileira.

escolaSP-Biblioteca-01
Foto do acervo da escola. Setembro de 2017 – antes da pandemia

Feira do livro

O objetivo desta atividade é divulgar e trazer para os alunos autores para um contato maior e também livros novos.

escolasp-mulher

O que acabei de Ler

Um aluno de cada sala escolhe um livro toda semana na  biblioteca para ler em casa. Preenche a ficha de leitura, ilustra, escreve uma sinopse sobre a história e faz uma propaganda para os amigos. A ficha deverá ser devolvida na próxima semana juntamente com o livro e será afixada no mural da biblioteca e após arquivada no caderno de português do aluno.

Com o novo normal, intensificamos as rodas de leitura ao ar livre.