Fundamental II

Ensino Fundamental II - Do 6º ao 9º ano

Os currículos do Ensino Fundamental têm uma base nacional comum, a ser complementada por uma parte diversificada, considerando-se as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Nos anos finais – 6º ao 9º – a organização dos conhecimentos está relacionada às diferentes áreas, visa ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos alunos, essenciais para a formação do jovem.

É nesse ciclo que a escola pode contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao seu futuro, como também com a continuidade dos estudos no Ensino Médio. Esse processo de reflexão sobre o que cada jovem quer ser no futuro e de planejamento de ações para construir seu projeto de vida, pode representar uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.

Na Escola São Paulo, as disciplinas de Matemática, Português e Ciências são divididas por frentes, o que possibilita ao aluno (a) o contato mais aprofundado com os diferentes segmentos de cada uma delas: álgebra, aritmética e geometria; redação e interpretação de texto; biologia, física e química, respectivamente. Os conteúdos das demais áreas são contemplados de acordo com o que orienta Base nacional Comum Curricular – BNCC.

Outro diferencial da grade curricular do Fundamental II é que o ensino da Língua Inglesa também se divide em duas frentes e somam quatro horas-aula semanais, sendo duas de gramática e interpretação de texto e duas de conversação, que preparamos alunos e alunas para o Ensino Médio regular e também para prestar o exame de admissão para o High School da Universidade de Missouri à qual a Escola São Paulo é  conveniada.

A carga horária é ampliada. São seis aulas diárias que têm início às 7h e término às 12h30, exceto às quartas-feiras em que o horário é das 7h às 12h30 e das 13h30 às 16h10. Os plantões de dúvidas, com o professor da matéria, acontecem no período inverso, de segunda a quinta-feira.

Conheça mais sobre
nossos ensinos e estrutura