Close this search box.

Médio

O Novo Ensino Médio, adequado à BNCC

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica na Escola São Paulo com a duração de três anos e tem como finalidade:
I – a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II – a preparação básica para a cidadania do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

III – a compreensão dos fundamentos científico- tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.” (Art. 35 da LDB).

No entanto, a flexibilidade deve ser assegurada, tanto na organização dos conteúdos mencionados em lei, quanto na metodologia a ser desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem e na avaliação.

A Escola São Paulo assegura essa flexibilidade ao oferecer uma grade curricular ampliada com carga horária anual de até 1400 horas mais os plantões de dúvidas e a oficina de redação com os professores das respectivas disciplinas; simulados dos grandes vestibulares e do ENEM, Projeto de Vida e itinerários formativos.

Composição

1. Formação geral básica
a) Disciplinas acadêmicas das 4 áreas (LC/ MT/ CH/CN)
i) BNCC do Ensino Médio
ii) Base conceitual para os itinerários formativos

2. Itinerários formativos
a) Eixos estruturantes de Investigação científica, Processos criativos, Mediação e intervenção sociocultural, Empreendedorismo, etc
b) Aprofundamento nas 4 áreas do conhecimento (LC/MT/CH/CN) para ingresso no ensino superior
c) Projeto de Vida
i) Metacognição para a organização dos estudos
ii) Autoconhecimento para a escolha profissional
d) Disciplinas eletivas
i) Aprofundamento de habilidades específicas
ii) Incorporação de outros eixos estruturantes ao currículo

A Parte diversificada e vivências

Os alunos do Ensino Médio da Escola São Paulo participam das atividades e projetos da escola tais como: Feira do Livro, Cineclube, Concurso de prosa; Gincana Literária, Festa Junina, Diálogos Universitários; Feira de Ciências, Debates nas oficinas de redação; Olimpíadas do conhecimento, Intercâmbio Esportivo, Estudos do Meio, Feiras de profissões e carreiras de Universidades, Grêmio estudantil, Orientação para estudos e intercâmbio no exterior e etc.

Currículo básico

Códigos e linguagens: 11 aulas semanais – Sendo 2 de Gramática, 2 de Literatura, 2 de História da Arte, 2 de Educação Física, 2 de Inglês e 1 de Espanhol mais plantões de Gramática e aulas extras de Literatura de Vestibular.

Matemática: – 06 aulas semanais distribuídas em 3 frentes mais os respectivos plantões de dúvidas.

Ciências da Natureza: 12 aulas semanais – Sendo 4 de Biologia, 4 de Química e 4 de Física mais os respectivos plantões de dúvidas

Ciências Humanas: 08 a 09 aulas semanais – Sendo 2 de Geografia, 2 de História, 2 de Sociologia, 2 de Filosofia e 1 de Atualidades (3º ano).

Redação: 02 aulas semanais com oficinas de reescritas e correção externa das produções de textos.

Orientação pedagógica vocacional e para o vestibular

Atuando em conjunto com a coordenação e com os pais, a orientação pedagógica intensifica um trabalho de acompanhamento bastante cuidadoso da evolução individual de cada aluno.

A atenção detida em relação aos resultados acadêmicos alcançados e a aspectos atitudinais permitem a realização de atendimentos personalizados, que visam orientar sobre diferentes aspectos: rotina de estudos; comportamento em aula; metas; relacionamentos com os colegas; motivações; escolhas de carreiras e vestibulares entre outros.

O registro detalhado das atividades desenvolvidas possibilita um trabalho processual, que acompanha o progresso dos alunos ao longo do tempo: isso permite com que a orientação antecipe eventuais dificuldades, prevenindo problemas futuros e, assim, obtenha melhores resultados.

Conheça mais sobre
nossos ensinos e estrutura