Ensino Infantil


Na Escola SÃO PAULO, o principal objetivo da educação infantil é propiciar à criança um desenvolvimento integral: cognitivo, social, interpessoal, afetivo e físico, enfatizando igualmente todos esses aspectos em diferentes situações que envolvem cuidados, brincadeiras e aprendizagens.

A educação infantil visa ao desenvolvimento da autonomia e propicia momentos para que a criança dirija suas ações, argumente sobre suas necessidades, elabore hipóteses e manifeste seu ponto de vista.

Na Educação Infantil a criança tem acesso, de forma lúdica, a todas as áreas do conhecimento.

Os profissionais que atuam na Educação Infantil têm formação superior com especialização na área.



Nossa grade abarca as diversas áreas de conhecimento:


Linguagem oral e escrita

“A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.

O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na Educação Infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.”

Imagem exclusiva da Escola São Paulo.
Fonte do texto:http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/educacao_infantil/eixos.aspx




Natureza e Sociedade

“O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas.
Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões.”

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Artes Visuais e Música e Movimento

“As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc.[...]
Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.”

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Matemática

“O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.”

Os conceitos matemáticos e o raciocínio lógico-matemático se constroem e se desenvolvem por meio de atividades e de estímulos (jogos, exploração do ambiente e do objeto) e na interação com o outro.

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Currículo


Psicomotricidade – diariamente
Linguagem oral e escrita – diariamente
Arte – 01 aula semanal
Inglês – 02 aulas semanais no Infantil I e II
Educação Física – 2 aulas semanais
Música – 01 aula semanal
Parque – diariamente

Regras e normas


Processo de Avaliação
- Artigo 80 – Na Educação Infantil a avaliação far-se-á mediante a observação, acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem a finalidade de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
- Artigo 81 – Na Educação Infantil a avaliação do desenvolvimento do educando é um processo contínuo, englobando todas as experiências curriculares, dando-se preponderância aos aspectos qualitativos.
- PARÁGRAFO ÚNICO – São experiências curriculares todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, em grupo ou individualmente, dentro ou fora da sala de aula.
- Artigo 82 – Na Educação Infantil, os resultados da avaliação do aproveitamento escolar serão registrados trimestralmente em fichas psico-pedagógicas e encaminhadas aos pais ou responsáveis, observando-se:
- I – Aspectos atitudinais qualitativos.
- II – Desenvolvimento psicomotor.
- III – Desenvolvimento cognitivo (lógico-matemático).