A Escola São Paulo nasceu no ano de 1949, por iniciativa das religiosas holandesas e da Cooperativa, pelo esforço dos imigrantes holandeses, com a finalidade de oferecer aos seus filhos uma educação que atendesse às suas necessidades e ideais.

Foi fundada oficialmente em 1951 pelas mesmas religiosas holandesas, que entendiam o português e vieram dar apoio aos imigrantes que vinham com famílias numerosas para a Holambra, tentar a sorte neste país, após a 2ª Guerra Mundial.

Ao longo dos anos, professoras brasileiras foram contratadas para atender aos alunos, cujo número crescia significativamente.

Inicialmente, a Escola atendia somente as crianças do Ensino Fundamental e posteriormente passou a atender também a Educação Infantil.

Em 1992 houve a implantação das classes de 5ª a 8ª série, para que os alunos pudessem concluir o Ensino Fundamental na própria Escola e na cidade de Holambra.

Um dia os pais sonharam com uma boa Escola para seus filhos. Esse sonho foi se realizando durante todos os anos de existência da Escola São Paulo através do  espírito  de  amor, solidariedade, cooperação  e trabalho, encontrados em  todos  que  se  dedicaram  ao crescimento  e sucesso  da  Escola, comprovados com a implantação do Ensino Médio em 2001.