Ensino Fundamental II


Do 6º ao 9º ano

Nesta etapa o currículo, gradativamente exige mais reflexão e posicionamento diante dos fatos e conceitos.
O aprofundamento dos conteúdos e conceitos são fundamentais para a formação do jovem / adolescente.

Na Escola São Paulo, as disciplinas de Matemática, Português e Ciências são divididas por frentes, o que possibilita ao aluno (a) o contato mais aprofundado com os diferentes segmentos de cada uma das disciplinas acima: álgebra, aritmética e geometria; redação e interpretação de texto; biologia, física e química, respectivamente.
Além dos conteúdos previstos por Lei, a Escola São Paulo oferece aulas de conversação – Convesation Class- no período da tarde, com professor nativo. As aulas são obrigatórias e constam da grade curricular, totalizando quatro horas semanais de Inglês: duas de gramática e texto e duas de conversação.



Currículo


Português – 04 aulas semanais
Redação – 01 aula semanal
Matemática – 06 aulas semanais divididas em 4 frentes ABC e D
Complementos de Matemática (Geometria) – 02 aulas semanais
Ciências (Biologia e Química) – 04 aulas semanais
Complementos de Ciências (Física) – 01 aula semanal
História -03 aulas semanais
Geografia – 02 aulas semanais
Arte – 02 aulas semanais
Educação Física – 02 aulas semanais
Inglês – 02 aulas semanaisEspanhol – 01 aula semanal
Laboratório de Ciências – quinzenalmente
Biblioteca – aula mensal
Plantão de dúvidas no período inverso:
Matemática AB, Matemática CD, Complementos de Matemática, Ciências (Biologia e Química), Complementos de Ciências (Física), Geografia, História e Português
Oficina de matemática no período inverso
Oficina de Redação no período inverso

Regras e normas


Escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio São Paulo

NORMAS DISCIPLINARES – ENSINO FUNDAMENTAL II – 2016


Entrada de alunos: É importante que o aluno respeite o horário de entrada e, quando houver atraso, justificar-se à coordenadora de pátio.
Haverá tolerância de 05 (cinco) minutos de atraso para entrada na 1ª aula, situação esta em que o aluno será anotado na pasta. Após isso o aluno deverá aguardar no pátio o início da 2ª aula para entrar na sala.

Saída de alunos: As saídas antecipadas só serão permitidas mediante solicitação por escrito do pai ou responsável e entregue à Coordenadora de pátio.
Saída durante a aula: o aluno não deverá deixar a sala de aula quando o professor estiver fazendo explicações.

Agenda: Deve ser usada diariamente, servindo para marcar todos os compromissos escolares. Mesmo com a ausência não justificada, cabe ao aluno cumprir com os agendamentos.

Disciplina em sala de aula: Para que haja bom aprendizado, o aluno deverá observar as normas abaixo:
Estar atento na hora da fala do professor;
Perceber que dentro da sala existem limites de comportamento: hora de ouvir, hora de falar, hora de parar outras atividades;
Fazer sempre suas reivindicações de forma organizada, calma e com senso de justiça;
Lembrar-se de que o diálogo é o ideal para se resolver conflitos;
Não são permitidos atos ofensivos, palavrões, gestos e desenhos obscenos;
Não trazer livros ou revistas pornográficas ou qualquer outro material não solicitado pela Escola;
Não manusear aparelhos celulares na Escola, mesmo que desligados (Lei nº730 de 11/10/ 2007 SP). Caso contrário, o aparelho será retirado do aluno e devolvido posteriormente para o responsável. Tal regra se aplica a demais aparelhos eletrônicos
O aluno que insistir em desrespeitar as normas, não tem direito de estar presente às aulas, podendo ser advertido verbalmente ou também por escrito, pela Direção e/ou Coordenação Pedagógica que comunicará aos pais o ocorrido.
As regras de disciplina são válidas também para as aulas de Educação Física ministradas fora do espaço escolar, bem como para os plantões de dúvidas.

Material: O aluno deverá trazer diariamente o material para as aulas do dia. Em casos que, sem o material do dia o aluno fique perturbando o bom andamento das aulas, a Escola reserva ao professor o direito de retirar o aluno da sala de aula. Não será permitido a alunos entrarem em outras salas durante as aulas e pedir material emprestado, pois isto atrapalha o andamento das mesmas. Exceção para os irmãos.

Uniforme: O uso de uniforme completo é obrigatório até o 8º ano. Para o 9º, obrigatório apenas para atividades extracurriculares: excursões, jogos esportivos, competições, atividades culturais e científicas ( teatro, cinema, concurso de poesia, concurso de redação, etc.) festas, feira de livros, entre outras. É proibido o uso de roupas consideradas inadequadas ao ambiente escolar, como minissaia, shorts curto, blusa com decote, etc.
Para melhorar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física, diminuir riscos de acidentes nas aulas de Laboratório e acidentes em geral, inclusive fora da Escola e preocupados com o bem estar geral do aluno, é proibido vir para a Escola de chinelos.

Avaliação: O aluno é avaliado no domínio do conteúdo, das habilidades e competências através de provas e de atividades desenvolvidas tais como: pesquisas, estudo do meio, relatório de aula prática, exercícios, trabalho em equipe, estudo dirigido, participação nas aulas, realização de tarefas em casa e em sala e observação sistemática do professor.
As observações do professor sobre cada aluno, no que se referem às atividades acima, são feitas na Pasta de Observações Gerais, a qual recebe uma nota graduada de 0 a 10. A nota da Pasta de O. G. equivale a 10% da média para todas as disciplinas e a parte acadêmica equivale a 90% da média. A Escola São Paulo avalia a aprendizagem através de:
Provas mensais – valendo até 10 pontos com peso 2
Provas de recuperação contínua somente para a 1ª rodada de provas e para alunos com nota inferior a 5,0. Assim a nota da primeira prova, nesse caso fica sendo a média aritmética da prova da 1ª rodada com a recuperação contínua.
Trabalhos – valendo até 10 pontos com peso 1 Pasta de Observações Gerais – O. G. – valendo até 1 ponto (10% da média trimestral).
Bônus – O aluno terá direito a bônus nos 2º e 3º trimestres, quando da realização da prova geral, sendo 1 ponto se atingir a faixa C-, 2 pontos se atingir a faixa C+, 3 pontos se atingir a faixa B e 4 pontos se atingir a faixa A. Além disso, o aluno que passar de fase em Olimpíadas culturais (Matemática, Física, História, Português e Astronomia, etc.) também terá direito a 1 ponto de bônus na referida disciplina. O aluno estará em condições promocionais se tiver acumulado no mínimo 15 pontos (média 5,0) por disciplina até o 3º trimestre e com frequência maior ou igual a 75% do total de horas letivas anuais.
A presença em provas é obrigatória. Haverá prova mensal por componente curricular em datas marcadas, conforme o calendário entregue ao aluno.
Provas de faltosos: O aluno que perder uma prova previamente marcada deve apresentar justificativa em até 48h após o retorno à Escola, via requerimento disponível na secretaria da Escola com o recolhimento da taxa correspondente.
A prova substitutiva acontecerá exclusivamente na 2ª feira seguinte no período da tarde, com a auxiliar de coordenação Camila, salvo situações de afastamento escolar com justificativa relevante.
Caso o aluno não compareça, PERDERÁ o direito, ficando com zero.
IMPORTANTE: Não há prova substitutiva para recuperação contínua e nem recuperação contínua de prova substitutiva.

Ano letivo: O ano letivo está dividido em três trimestres:
1º Tri. – 25/01 a 30/04
2º Tri. – 02/05 a 03/09
3º Tri. – 05/09 a 10/12

Plantões de dúvida/ Recuperações: Plantões e Oficinas semanais para as disciplinas de: Português Texto e Gramática; Matemática e Complementos de Matemática; Ciências e Complementos de Ciências, Geografia, História e Redação no período da tarde, conforme horário entregue no início do ano letivo. O Plantão e as Oficinas são destinados a todos os alunos com ou sem convocação e à realização da Recuperação trimestral.

Recuperação trimestral: Destinada a alunos com média menor que 5,0.
Os dias de recuperação de Inglês, Espanhol e Arte, serão afixados trimestralmente para os alunos e pais através de comunicados entregues na Reunião de Pais e Mestres.

Recuperação intensiva (final): Alunos que não atingiram a média mínima anual 5,0 (cinco), mas que obtiveram nota superior a 3 (três) em até três componentes sob a avaliação do Conselho de Classe e Ano.
Alunos que atingiram nota igual ou superior a 5,0(cinco), mas cuja freqüência esteja entre 60% e 75% das horas letivas anuais, com a finalidade de compensação de ausências.
Alunos que atingiram nota média igual ou superior a 5,0 (cinco), mas cuja média do 3º trimestre tenha sido inferior a 5,0 (cinco), após apreciação do Conselho de Classe e/ou Ano.
Promoção após recuperação final: alunos que obtiveram nota igual ou superior a 5,0 (cinco) em cada disciplina a que tenham se submetido à recuperação e/ou tenham compensado o déficit de ausências.
Obs: a nota da Recuperação Paralela e/ou intensiva substituirá sempre a nota anterior caso esta seja maior.

Todas as avaliações serão entregues ao aluno, que por sua vez, deverá devolvê-las ao professor, assinadas pelos pais, na data agendada, sendo que aquelas com nota inferior a 5,0 serao recolhidas pelo professor. O aluno terá prazo máximo de uma semana, após a devolutiva do professor, para solicitar revisão de sua nota.
Prazo de entrega de atividades e trabalhos:
Haverá uma única data marcada. O trabalho deverá ser entregue dentro do período de aula do professor. Em caso de esquecimento, o aluno poderá entregar o trabalho até o início do período da tarde (14horas) e receberá anotação na pasta de O.G. O aluno que não entregar ficará com zero.

Lanche e recreio: O lanche é feito no horário do recreio. Os refrigerantes, salgadinhos, doces e chocolates não devem fazer parte do lanche.

Balas e chicletes: O aluno poderá trazer bala, desde que jogue o papel no lixo sem causar tumulto. Os chicletes não serão permitidos no ambiente escolar.

Conservação da Escola: Conservar carteiras, cadeiras e todos os materiais da Escola é obrigatório. O aluno que praticar atos de depredação será advertido e indenizará a Escola pelo que depredou e os pais serão comunicados.
O aluno poderá usar corretivo (exceto nas provas), mas não poderá sujar paredes, carteiras ou qualquer outro lugar da Escola. Caso isso aconteça, o aluno não poderá mais trazer corretivo no material escolar.

Estilete: É proibido o uso de qualquer tipo de estilete na Escola.

Biblioteca: Funcionamento:de segunda à sexta das 7h às 12h30min.

Representante de turma: Os representantes de turma são o elo entre a classe e a direção, os professores e a coordenação.
As funções básicas são:
auxiliar os professores no âmbito geral;
reunir-se com o professor-orientador para discutir os problemas internos da sala de aula;
reivindicar os interesses de sua turma;
ajudar na elaboração e divulgação de eventos orientar os colegas quando necessário;
atualizar-se sobre as questões de sua Escola.
Para desempenhar adequadamente tais funções, é necessário que o representante seja responsável, organizado, interessado e atuante.

Bicicletas: Dentro da Escola, o aluno deverá conduzir sua bicicleta, sem montá-la, tanto na entrada como na saída.
Obs: durante o período de aula, as bicicletas deverão ficar no estacionamento reservado para este fim.

É direito do aluno:
ser respeitado por todo pessoal da escola e pelos colegas;
ter respeitada a sua individualidade;
ser respeitado em suas ideias religiosas e políticas;
ser orientado em suas dificuldades de aprendizagem;
ser ouvido em suas queixas e suas reclamações;
receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidos e avaliados

É vedado ao aluno:
ocupar-se, durante as aulas, na execução de qualquer trabalho estranho às mesmas;
ausentar-se das salas de aula ou ato escolares sem licença do professor, do diretor ou do coordenador de pátio;
formar grupos e promover algazarras nos corredores e pátios, bem como nas imediações do estabelecimento durante o período de aulas, no início ou término;
impedir a entrada de colega às aulas ou incitá-lo à ausência;
entrar na sala dos professores, pois toda a informação deve ser solicitada durante a aula ou nos plantões especialmente marcados para esse fim;
praticar dentro do estabelecimento atos ofensivos à moral e ao pudor;
trazer ao estabelecimento revistas, jornais, livros ou quaisquer impressos ou objetos que possam perturbar o estudo e serem nocivos à moral;
tomar qualquer iniciativa dentro ou fora da Escola na condição de aluno, sem prévia autorização da direção;
gravar nas paredes, no assoalho ou em qualquer parte do prédio ou material , desenhos ou sinais gráficos;
fumar no recinto da Escola

Advertências: Conforme consta no Regimento Escolar, o aluno que desrespeitar as orientações quanto as normas e disciplina da Escola e for conduzido à diretoria será: advertido verbalmente no 1º e 2º encaminhamento;
terá repreensão por escrito e os pais comunicados no 3º encaminhamento;
suspenso até 5 dias e os pais comunicados no 4º encaminhamento, em casos de atos de violência, ou quando a situação assim exigir. Em caso de suspensão, o aluno perde o direito às atividades do dia ou dos dias de suspensão.
Em sala de aula, o professor:
Orienta o aluno
Adverte o aluno
Anota a ocorrência na Pasta de Observações Gerais
Encaminha para a coordenação.

Tarefas:
Os exercícios deverão ser resolvidos integralmente pelo aluno, no caderno.
Poderão ser feitos na apostila quando o professor assim determinar;
Não serão aceitas respostas dos exercícios sem apresentação dos cálculos; exceto por orientação do professor;
É de responsabilidade do aluno fazer as correções dos exercícios no caderno. Caso isso não ocorra, o aluno será anotado na Pasta de Observações Gerais;
O professor corrigirá os exercícios que considerar mais relevantes e importantes; As tarefas serão vistadas pelo professor e o aluno que não realizá-la será anotado na pasta de Observações Gerais.
As tarefas deverão ser apresentadas com cabeçalho e data.
As produções textuais devem ser entregues na folha oficial.